quinta-feira, 6 de agosto de 2009

S. SALVADOR DO MUNDO (...)



Esta é a mensagem via e-mail enviada pelo nosso amigo "Artur Oliveira", que faz brilhar todos os paroquianos. Tomei a liberdade de a colocar... aqui... para o mundo acompanhar esta viagem ao ao serviço da memória de um sítio que o próprio mundo desconhece ainda... Para ti amigo, um abraço e boas férias para todos os paroquianos!!
«Olá boa tarde

Durante duas semanas uma equipa de 8 pessoas com formação desde a arqueologia, história e património… e também alguns curiosos, andaram a escavar, esgravatar, picar, crivar, peneirar, fotografar, desenhar, limpar… em S. Salvador do Mundo, S. João da Pesqueira. O local intervencionado na segunda quinzena de Julho deste ano, e no seguimento de anteriores projectos de intervenção arqueológica no mesmo local, era o alpendre de recepção aos peregrinos que visitavam aquele local ao longo do ano, com mais intensidade na romaria anual (actual Dia do Corpo de Deus).
S. Salvador do Mundo localiza-se na margem esquerda do rio Douro… e ao longo da encosta foi sucessivamente sendo construído (especialmente a partir do século XVI) percurso representativo de alguns episódios da Paixão de Cristo. É um local com uma abrangência visual muito vasta para o vale do Douro, com inúmeras espécies botânicas… e um legado geológico muito particular.
Paralelamente, S. Salvador do Mundo é um local com ocupação datada do Neolítico Final, Época Romana, Época Medieval… ao qual estão associadas todo um conjunto de ritualidades e espaços estatigráficos identificativos do legado interpretativo deste Território…
Nestes três anos de prospecção, sondagem e escavação do alpendre de apoio aos peregrinos… para além de inúmeros fragmentos cerâmicos de várias épocas (especialmente decorados), encontramos pequenos artefactos em cobre, ferro e vidro, moinhos manuais, diversas moedas (especialmente romanas).

Finalizada a escavação do alpendre de recepção aos peregrinos, e da convivência com o sentir da História, mostra-se a nossa azáfama ao longo destes quinze dias em que procuramos ser espectadores e participantes na construção deste Território. Uma sã convivência com o nosso futuro…

E a viagem vai continuar…

Mas para já, quem esteja de férias… boas férias
Bom trabalho para os restantes…

Cumprimentos

Artur Oliveira
Técnico Património Cultural
Município de S. João da Pesqueira »